BEM BRASIL
BEM BRASIL
senac
senac
Postado em: 19/06/2026 - 10:30 Última atualização: 19/06/2026 - 11:15
Por: Manoelita Chagas/Caio César - Portal Imbiara

Castração gratuita de 400 animais começa neste sábado (20) e segue até terça-feira (23) em Araxá

Nova etapa prioriza cães de rua, animais de protetores, moradores da zona rural e cadastro reserva; atendimentos serão realizados na Sagrada Família

A iniciativa faz parte das ações de controle populacional de animais no município e atende prioridades estabelecidas. Foto: Caio César

A Prefeitura de Araxá inicia neste sábado (20) mais uma etapa do programa de castração gratuita de cães e gatos. Ao todo, serão realizados 400 procedimentos ao longo de quatro dias, com atendimentos programados até terça-feira (23), no mesmo local utilizado na última ação, na arena de festas da Igreja Sagrada Família. 

As informações foram divulgadas durante entrevista concedida à Rádio Imbiara pela coordenadora da Vigilância em Saúde, Leninha Severo, e pela vereadora Fernanda Castelha. A iniciativa faz parte das ações de controle populacional de animais no município e atende prioridades estabelecidas por um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público.

Segundo Leninha Severo, nesta etapa terão prioridade os cães em situação de rua, animais assistidos por protetores independentes, cães da zona rural e pessoas que integram o cadastro reserva do programa. A coordenadora ressaltou que o município continua recebendo inscrições de interessados e também solicita que os cidadãos mantenham seus dados atualizados.

De acordo com ela, "quem tiver interesse em castrar seus animais pode procurar presencialmente a Vigilância Ambiental, na Avenida Getúlio Vargas, número 500, anexo ao supermercado Bernardão, levando os documentos necessários para realizar o cadastro". Ela também alertou que muitos contatos não estão sendo concluídos por causa de telefones desatualizados. Por isso, reforçou que "aqueles que já fizeram cadastro e ainda não foram chamados devem procurar a Vigilância para atualização das informações".

Leninha Severo e Fernanda Castelha. Foto: Caio César

Organização dos atendimentos

A expectativa é alcançar a meta de 400 castrações durante os quatro dias de trabalho. Conforme explicou a vereadora Fernanda Castelha, a programação foi estruturada para ampliar a capacidade de atendimento. Pela manhã serão realizadas as castrações de gatos e, à tarde, os procedimentos em cães.

Fernanda destacou que a ação conta com recursos destinados pelo deputado federal Doutor Mário Heringer e enfatizou a importância da participação da população. Segundo ela, "a castração é uma das principais ferramentas para o controle populacional dos animais e para o enfrentamento do abandono".

Controle populacional e combate ao abandono

Além de evitar crias indesejadas, a castração é apontada por especialistas como uma medida importante para a saúde dos animais. Dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) indicam que o procedimento contribui para a redução de diversas doenças reprodutivas e auxilia no controle da população animal, especialmente em áreas urbanas.

Durante a entrevista, Fernanda Castelha observou que o abandono de animais continua sendo um desafio para os municípios brasileiros. Segundo ela, além das campanhas educativas e da fiscalização, a ampliação das castrações e o incentivo à adoção responsável são estratégias fundamentais para reduzir o número de animais nas ruas.

A vereadora também lembrou que adotantes possuem prioridade no cadastro para participação nas etapas de castração promovidas pelo município, fortalecendo as ações voltadas à guarda responsável.

Mais informações sobre programas de controle populacional de cães e gatos podem ser consultadas no portal do Conselho Federal de Medicina Veterinária: www.cfmv.gov.br.