Nova diretoria da Associação da Imprensa de Araxá projeta parceria com o Clube Araxá e ampliação do número de associados
A Associação da Imprensa de Araxá (AIA) iniciou um novo mandato para o triênio 2026-2029 com a proposta de fortalecer a categoria, ampliar a representatividade da entidade e desenvolver novos projetos em benefício dos profissionais da comunicação.
Em entrevista ao programa Imbiara Notícias, a presidente Anete di Mambro, o tesoureiro Ely Aires e a secretária Lúcia Helena apresentaram os planos da nova diretoria e destacaram a importância da união da classe.
Criada em 2011, a AIA completa 15 anos em 2026. Segundo Anete de Mambro, a associação surgiu a partir de conversas entre profissionais da imprensa e se consolidou como um espaço de apoio e valorização da categoria.
“A AIA é a menina dos meus olhos. Precisamos fortalecer a nossa classe, unir os profissionais e mostrar a importância da imprensa para a sociedade”, afirmou.
Atualmente, a associação conta com 48 integrantes e ganhou 25 novos associados durante a posse da nova diretoria. A entidade reúne jornalistas, repórteres, apresentadores, editores, assessores de imprensa, sonoplastas, escritores e influenciadores digitais ligados à comunicação.
Entre os projetos anunciados está a criação de um departamento jurídico para oferecer apoio aos profissionais, principalmente em casos de desrespeito ou impedimento do exercício da atividade jornalística. A associação também pretende retomar campanhas permanentes de combate às fake news e discutir a implantação de um selo de qualidade para valorizar o trabalho da imprensa profissional.
Outro avanço é a parceria com o Clube Araxá, que deverá sediar reuniões da entidade e oferecer benefícios aos associados. A diretoria também estuda a expansão da AIA para municípios do Alto Paranaíba, como Perdizes e Campos Altos.
A presidente destacou ainda a intenção de promover uma grande ação social em julho e organizar, em agosto, uma celebração pelos 15 anos da entidade, com a proposta de transformar o evento em uma tradição anual.
Além dos novos projetos, a diretoria pretende investir no resgate da memória da comunicação em Araxá, homenageando profissionais que marcaram a história da cidade, como Geraldo Porfírio Botelho, Oredes, Alair Barbosa, Silmar Boys e Tolentino de Oliveira Júnior.
“A história de Araxá foi registrada pelos profissionais da imprensa. É importante preservar esse legado e mostrar a força da comunicação para as novas gerações”, destacou Anete.
Segundo a presidente, a prioridade neste início de gestão é ampliar o número de associados e fortalecer a entidade antes de avançar em projetos maiores, como a conquista de uma sede própria.
“A imprensa está presente em todos os momentos da vida das pessoas. Somos importantes e precisamos estar unidos para defender a categoria e combater a desinformação”, concluiu.