BEM BRASIL
BEM BRASIL
senac
senac
Postado em: 02/06/2026 - 09:21 Última atualização: 02/06/2026 - 09:34
Por: Alex Sander Xexéu - Portal Imbiara

Minas Gerais divulga nova lista de criminosos foragidos e pede apoio da população

Programa “Procura-se” reúne 12 alvos considerados prioritários pelas forças de segurança; denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 181

A escolha dos alvos foi com base à prática reiterada de crimes graves, como homicídio, roubo e tráfico de drogas. Foto: Arquivo Portal

O Governo de Minas Gerais lançou uma nova edição do programa Procura-se, que reúne os 12 criminosos considerados prioritários para as forças de segurança do estado. Todos os nomes divulgados possuem mandados de prisão em aberto e são apontados pelas autoridades como integrantes importantes de estruturas criminosas.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (1º) pelo governador Mateus Simões. Segundo ele, os foragidos acumulam diversos mandados de prisão e são investigados por uma série de crimes, incluindo homicídios, roubos, tráfico de drogas e ataques contra instituições financeiras.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em parceria com as polícias Civil, Militar e Penal, além do Corpo de Bombeiros Militar. O objetivo é ampliar os esforços para localizar e prender criminosos foragidos por meio de ações integradas de inteligência e da participação da população.

De acordo com o governo estadual, a divulgação dos procurados em cartazes e plataformas digitais contribui para dificultar a circulação dos suspeitos e aumentar as chances de captura. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque Denúncia Unificado (DDU), por meio do telefone 181.

O histórico do programa aponta resultados positivos. Nas seis edições anteriores, realizadas entre 2011 e 2023, 61 dos 74 criminosos divulgados foram presos, o que representa um índice de sucesso superior a 82%.

As autoridades esperam que a nova lista fortaleça o combate à criminalidade e contribua para a retirada de criminosos de alta periculosidade das ruas, reforçando a segurança da população mineira.